Conheça os 07 tipos diferentes de LOGO

Publicado por radesign em

Um logo é a imagem que você usa para definir sua marca e negócio. Usando uma Combinação de Tipografia, Símbolos, Cores e Ilustrações o Logo tem a capacidade de comunicar com ou sem palavras, toda a mensagem do seu negócio. Esses diversos tipos de combinações criam tipos diferentes de Logos, aproximadamente 07 tipos diferentes. Neste post vamos explicar mais sobre esses sete tipos de logo e como podem ser usados para criar um logo.

Quando vamos criar um logo, é importante saber qual tipo de mensagem a marca precisa passar mas também, qual tipo o cliente (mais conhecido como você) deseja e visualizou para sua marca.

1 – Símbolo (ícone)

Este logo é baseado em um gráfico ou ícone isolado para representar a marca. Normalmente o símbolo é tão emblemático que automaticamente é associado a determinada marca (como a maçã mordida da Apple, por exemplo.) 

O Logo de Símbolo embora visualmente lindo, é mais aconselhável com marcas com poderio Global e alta capacidade de reconhecimento e exposição. O reconhecimento do nome da sua marca ao símbolo  depende de as pessoas estarem expostas a sua marca constantemente, portanto não é muito aconselhável a marcas pequenas e que estejam começando.

Exemplos de marcas que usam  o Logo Símbolo: Apple, Twitter, Windows 

2- Monogramas (Lettermarks)

Monogramas são logos baseados em Letras, usualmente as iniciais ou abreviação do nome da marca, como HBO (que é abreviação para Home Box Office) ou BBC (british broadcast channel).

Normalmente são usadas por empresas que possuem nome extenso e longo, e que usam a tipografia para expressar a idéia e conceito da marca, então aqui, o importante é uma fonte poderosa e expressiva. 

Muitas grandes marcas criam sua própria família tipográfica para criar seus logos, ou estilizam fontes já existentes como a IBM, feita pelo designer Paul Rand em 1954.

Quando a empresa em questão não é estabelecida ou conhecida no ramo é importante colocar o nome completo da empresa junto com o Monograma.

Empresas que usam o Monograma: NASA, CNN, BBC, HBO.

3- Logotipo ou Wordmark

O logotipo, nome comunmente usado para designar todos os tipos de logo, é um tipo de logo que usa a tipografia como base. Diferentemente do Monograma, que faz uso de letras abreviadas, o wordmark usa uma palavra inteira, o nome extenso da empresa.

Marcas como Google, Coca Cola, usam fontes personalizadas para capturar a essência da marca.

O logotipo deve ser usado quando o nome é curto. Se for muito longo é melhor usar um monograma.

4- Marca Abstrata

A marca abstrata é um tipo de logo com símbolo, que usa uma abstração de figura como elemento gráfico. A vantagem aqui é o caráter único do seu símbolo já que você não vai se basear em elementos literais para ilustrar sua marca.

5-Mascote

Um Logo Mascote se baseia na ilustração de um personagem. Ele usa algo que simboliza sua marca e a utiliza de forma estilizada, como cartoons e caricaturas e normalmente divertido.

O uso de mascotes é usado para humanizar o design e tem grande influência das empresas japonesas que quase sempre utilizam um mascote para personificar o seu significado.

É largamente usado na relação infantil mas não se aplica somente a ela.

6- Combinação

Como o nome já diz o Logo usa uma combinação de elementos acima.

Sendo a combinação mais comum o Símbolo + Wordmark. Essa opção é ideal para empresas que estão começando e que querem se fixar na mente de seus clientes: A imagem junto com o nome da empresa cria a associação rápida para o símbolo. Com o passar do tempo, sua marca poderá ser reconhecida apenas com o símbolo (o nome da sua empresa embora não aparecerá no logo entretanto estará implícito no subconsciente pela longa exposição dos anos).

7- Emblema

Aqui a característica deste logo é o formato: Bandeiras, medalhas, faixas e selos. Neste logo o nome da empresa se encontra DENTRO desse formato. São logos que passam uma sensação formal e por isso usados em aspectos governamentais e tradicionais, como escolas (sabe Hogwarts?) e organizações.

Empresas que querem se estabelecer como tradicionais, ultimamente tem sido bastante utilizada pela indústria alimentícia e de bebidas.

Conclusão

Criar um logo pode ser uma parte super divertida da sua marca, mas para o logo ser realmente eficaz devemos sempre estar respeitando seu público e temas.
Siga nosso instagram: @radesignvisual para mais conteúdo sobre design, marcas e redes sociais!

Categorias: Uncategorised

2 comentários

radesign · 08/01/2020 às 10:49 am

🙂

Logomarca ou Logotipo: Qual o nome correto? - Radesign · 05/01/2020 às 5:44 pm

[…] Sabia que existem 07 tipos diferentes de logo que você pode escolher? Você pode aprender mais sobre tipos de logo nesse clicando aqui. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *